Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PedroPaulodosReisPascoal_RobsonRossiSilvadeMesquita.pdf14,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de viabilidade do uso do RCC em camadas de cobertura de aterros sanitários
Autor(es): Pascoal, Pedro Paulo dos Reis
Mesquita, Robson Rossi Silva de
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Ribeiro, Luis Fernando Martins
Assunto: Resíduos industriais
Aterro sanitário
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: PASCOAL, Pedro Paulo dos Reis; MESQUITA, Robson Rossi Silva de. Estudo de viabilidade do uso do RCC em camadas de cobertura de aterros sanitários. 2014. x, 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nas ultimas décadas, através de várias conferencias para tratar do meio ambiente tais como Rio 92, Rio +12 e a de Kioto, cada vez mais cobra-se dos governos, empresas e cidadãos que se tenha uma maior preocupação com os dejetos e rejeitos gerados pelas atividades econômicas e sociais. Segundo estudos de Chung e Lo(2003), os resíduos de construção civil (RCC) representam entre 20 a 30% do total de resíduos sólidos gerados pelas cidades dos países desenvolvidos, tornando-se assim um grande fator de preocupação em relação à forma de destinação que produza o menor impacto ambiental, mas também não seja uma solução muito sofisticada ou onerosa. Neste contexto propõe-se neste estudo avaliar a viabilidade técnica do uso de Resíduos de Construção Civil (RCC) misturados com solo na confecção de camadas impermeáveis de cobertura de aterros sanitários, os denominados lines de cobertura. Isso foi feito através de ensaios físicos e estruturais. São eles os ensaios de granulometria, limites de plasticidade e liquidez, identificação e descrição expedita (visualtáctil) de solos - MCT e ASTM e ensaio de resistência à compressão simples. Todos os ensaios foram realizados em amostras de solo e misturas de solo e RCC, nas proporções de 10%, 20% e 30% de RCC em massa. O objetivo dos ensaios foi determinar os parâmetros de misturas entre o solo do aterro sanitário e RCC com melhores propriedades físicas a ser implantado na confecção de liners de cobertura na região de Samambaia, no Distrito Federal, com o RCC beneficiado fornecido pela empresa Areia Bela Vista, proveniente de canteiros de obras de Brasília. Com os resultados obtidos nos ensaios, conclui-se que as características físicas tais como peso específico seco máximo e resistência à compressão simples aumentaram a medida que se adiciona RCC misturado a massa de solo, o que lhe confere maior resistência mecânica à camada de liner de aterros, chegando-se na proporção ótima de 30% de RCC em massa de solo. Se a mistura for utilizada para a confecção desta camada, obtendo-se a característica da redução da retração do solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons