Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WandersonGoncalvesElias.pdf557,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relevância da informação contábil : uma análise dos efeitos da contabilização dos gastos com pesquisa e desenvolvimento com a aplicação da lei 11.638/07 no mercado brasileiro
Autor(es): Elias, Wanderson Gonçalves
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Pesquisa e desenvolvimento
International Accounting Standards Board (IASB)
Contabilidade - normas internacionais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: ELIAS, Wanderson Gonçalves. Relevância da informação contábil: uma análise dos efeitos da contabilização dos gastos com pesquisa e desenvolvimento com a aplicação da lei 11.638/07 no mercado brasileiro. 2013. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O crescimento e a intensificação das relações econômicas entre países levaram a alinhar a linguagem contábil a um padrão. Com isso, diversos países, inclusive o Brasil, passaram utilizar as normas emitidas pelo IASB. A lei 11.638/07 obrigou as empresas brasileiras de capital aberto a conduzirem sua contabilidade conforme as normas internacionais do IASB, traduzidas pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Com isso, as demonstrações devem fornecer informações úteis para a tomada de decisão de diferentes usuários. Desse modo, o objetivo do estudo foi verificar o value relevance da informação contábil, especificamente, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em empresas brasileiras. Desse modo, determinar se a padronização internacional elevou a relevância de P&D para o mercado brasileiro. Foram coletados dados no período de 2003 a 2007 e 2008 a 2012, anterior e posterior à lei 11.638/07 respectivamente, nas empresas que divulgaram dados de Pesquisa e Desenvolvimento listadas na BM&FBOVESPA. A análise foi conduzida com testes estatísticos e regressão onde foi observado o poder explicativo, representado do R², e significância dos coeficientes estimados. Os resultados demostram que no período que antecede a lei 11.638/07, a informação contábil P&D não era relevante ao investidor do mercado brasileiro. Com a implementação dos padrões internacionais e as mudanças na contabilização de P&D pelo CPC 06, os testes estatísticos demonstram que a informação sobre P&D passou a ser relevante para o mercado brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons