Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/12321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LaryssaRosadosSantos.pdf710,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da taxa de juros SELIC no mercado de capitais brasileiro
Autor(es): Santos, Laryssa Rosa dos
Orientador(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Assunto: Taxa Selic
Política monetária
Mercado de capitais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SANTOS, Laryssa Rosa dos. Impacto da taxa de juros SELIC no mercado de capitais brasileiro. 2014. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A política monetária é utilizada para o controle da economia e para a estabilidade dos preços praticados. A taxa de juros é uma das principais ferramentas de controle adotada, e impacta diretamente no custo do capital e nos investimentos. Informações sobre esses impactos são importantes para o estabelecimento do controle das políticas e para a manutenção dos investidores sobre suas carteiras de ações. Para isso esse trabalho busca analisar a relação existente entre a taxa de juros praticada no Brasil e o mercado de capitais brasileiro sob a perspectiva da observação da variação da taxa de juros SELIC e o índice IBOVESPA por meio de modelos econométricos de regressão linear. Foi adotado inicialmente o modelo de Bernanke e Kuttner (2005) e posteriormente foi adicionada ao modelo a variação da taxa SELIC no instante t-1. Os modelos ofereceram evidências de que as variações na taxa de juros SELIC impactam negativamente o mercado acionário, tanto para variações contemporâneas quando para variações defasadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons