Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeonardoSilvaMaia.pdf394,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condomínios e associações de moradores : diferenças jurídicas, contábeis e fiscais
Autor(es): Maia, Leonardo Silva
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Condomínios
Associações e cooperativas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: MAIA, Leonardo Silva. Condomínios e associações de moradores: diferenças jurídicas, contábeis e fiscais. 2015. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o surgimento de diversas modalidades de habitação, as formas de ocupação do espaço urbano podem gerar benefícios ou custos aos moradores. O aspecto jurídico da entidade que gerencia o condomínio e as associações de moradores pode acarretar em problemas financeiros sérios para aqueles envolvidos. Este trabalho tem por objetivo mostrar as diferenças nos aspectos como receitas, despesas, processo de abertura e legislação vigente entre condomínios edilícios e associações de moradores, bem como apontar divergências e convergências nos métodos e processos de ambos. Foram observados quais são os embates jurídicos e contábeis que ocorrem referentes à cobrança de taxas e gerenciamento, bem como dos aspectos legais. Foram consultadas leis e normas vigentes, bem como jurisprudência e dez processos judiciais reais no âmbito nacional que tiveram seu trâmite no período de 2008 até a data da coleta dos dados, um em primeira instância e os outros em superiores, para avaliar as decisões e doutrinas utilizadas. Após análise pode-se observar que nas associações é recorrente o ajuizamento dos moradores pela não contribuição com determinadas taxas enquanto no condomínio até mesmo a penhora do imóvel é possível quando há inadimplência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons