Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TamaraRodriguesRamos.pdf367,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor venal do imóvel : a não identidade entre as bases de cálculo do IPTU E ITBI em análise de caso no Distrito Federal
Autor(es): Ramos, Tamara Rodrigues
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Imóveis - Distrito Federal
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: RAMOS, Tamara Rodrigues. Valor venal do imóvel: a não identidade entre as bases de cálculo do IPTU E ITBI em análise de caso no Distrito Federal. 2015. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho trata acerca das bases de cálculo do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI. O Código Tributário Nacional estabelece que a base de cálculo tanto do IPTU quanto do ITBI vem a ser o valor venal do imóvel. Frente a essa questão, a problemática revela-se na coexistência de dois valores distintos para o chamado valor venal do imóvel, portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a coexistência e disparidades de valores venais para fins de IPTU e de ITBI no âmbito do Distrito Federal. A metodologia consiste em explorar o arcabouço jurídico e teórico sobre o tema e por conseguinte consiste em verificar concretamente os valores de transmissões onerosas de 10 imóveis de 2 (dois) blocos residenciais coletivos de superquadra de Brasília constantes nas certidões de registro desses imóveis, para fins de verificar o valor da base de cálculo do ITBI, e verificar concretamente os valores do terreno e do m2 construído desses imóveis constantes no documento denominado Planta Genérica de Valores - PGV, para fins de cálculo da base de cálculo do IPTU. Mediante a comparação dos referidos valores verificou-se que o grau de divergência entre as bases de cálculo do IPTU e do ITBI tem aumentado ao longo dos últimos 15 anos, e que inclusive saltou de uma diferença entre as duas bases de 67,93% em 2002, para 215,79% no ano de 2012. A contribuição do estudo revela-se na medida em que as resultados verificados demonstram a falta de identidade entre as bases de cálculo do IPTU e do ITBI, o que certamente gera impactos aos contribuintes e aos cofres públicos no âmbito do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons