Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12314
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenanWilsonLopesPrudencio.pdf411,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, José Alves-
dc.contributor.authorPrudencio, Renan Wilson Lopes-
dc.identifier.citationPRUDENCIO, Renan Wilson Lopes. Relação entre as firmas de auditoria e o comitê de auditoria com as empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.en
dc.description.abstractAs companhias abertas são obrigadas a contratarem serviços de auditoria para que sejam verificadas, autenticadas e atestarem confiabilidade às demonstrações financeiras. Embora, a legislação não estabeleça quais empresas devam ser contratadas, é necessário que haja uma mudança da firma de auditoria a cada cinco anos. Para que haja uma maior interação entre essas firmas de auditorias contratadas com o Conselho da Administração das empresas, tem sido destacado cada vez mais o papel que pode ser desempenhado pelo Comitê de Auditoria. A existência deste comitê não é de caráter compulsório, mas está previsto no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Índice Brasileira de Governança Corporativa (IBGC). Nesse contexto, este trabalho buscou analisar se há relação entre o nível de governança das empresas listadas no novo mercado com as firmas escolhidas para prestarem serviço de auditoria; bem como com a instituição e a composição de Comitês de Auditoria. Os dados foram analisados a partir dos termos de referências, com ano/base 2013, das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa. Concluiu-se que 93,05% das firmas prestadoras de auditoria foram as big four (PWC, Deloitte, KPMG e EY). Concluiu-se, também, que das empresas analisadas somente 35,83% possuíam em sua composição o Comitê de Auditoria. Quanto à estrutura dos Comitês de Auditorias, 59,70% destes possuíam 3 membros e a profissão mais comum dentre os membros deste comitê foi a de administrador, com 22,84%.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGovernança corporativaen
dc.subject.keywordAuditoriaen
dc.subject.keywordComitê de auditoriaen
dc.titleRelação entre as firmas de auditoria e o comitê de auditoria com as empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-16T17:35:22Z-
dc.date.available2016-03-16T17:35:22Z-
dc.date.issued2016-03-16T17:35:22Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12314-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons