Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MaiconMontemezzo.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto dos tributos diretos sobre a geração de caixa nas empresas : um estudo realizado em companhias brasileiras de capital aberto do setor manufatureiro no período de 2010 a 2014
Autor(es): Montemezzo, Maicon
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Tributação direta
Empresas - geração de caixa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: MONTEMEZZO, Maicon. O impacto dos tributos diretos sobre a geração de caixa nas empresas: um estudo realizado em companhias brasileiras de capital aberto do setor manufatureiro no período de 2010 a 2014. 2015. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Existem vários tributos que devem ser pagos pelos contribuintes ao fisco. Somente tributos federais são 48 tipos de impostos, taxas e contribuições; impostos estaduais temos 5; e municipais 10, totalizando 63 espécies de tributos, isso faz com que a população discuta sobre como é alta a carga tributária. O presente trabalho tem como objetivo, verificar como esses tributos e os dividendos se relacionam com a geração de caixa das empresas e qual o impacto de ambos no fluxo de caixa das empresas de manufatura no Brasil, no período de 2010 a 2014. A carga tributária brasileira pode ser separada em tributos diretos e indiretos, nesta pesquisa foram utilizados os dados dos tributos diretos são eles: o Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas – IRPJ e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSSL, que reduzem o lucro antes da distribuição dos dividendos. Neste contexto a pesquisa investigou uma amostra de 20 empresas, listadas na Bovespa, com o objetivo de analisar como a carga tributária e o pagamento de dividendos impactam a geração de caixa. A metodologia utilizada é positivista e os resultados obtidos sinalizam que a relação entre desempenho do ativo e dos acionistas é diretamente relacionado com a carga tributária enquanto a relação da carga tributária com a remuneração dos investimentos e acionista é inversa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons