Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrendaGiovannaJorbaArantes.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise situacional do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Arantes, Brenda Giovanna Jorba
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - qualidade do ensino
Data de apresentação: 1-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: ARANTES, Brenda Giovanna Jorba. Uma análise situacional do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2015. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A qualidade do ensino de Ciências Contábeis vem se tornando fundamental em um ambiente que requer dos recém-formados em contabilidade habilidades cada vez mais específicas e, ao mesmo tempo, um conhecimento amplo sobre diversos assuntos. O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) sempre foi referência de ensino e qualidade, mas recentemente vem enfrentando problemas com uma elevada taxa de evasão dos alunos. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o cenário atual do curso de graduação em Ciências Contábeis da UnB do período de 2007 a 2015. Como instrumento de pesquisa, foi realizada uma análise documental de dados referentes aos recursos financeiros alocados na Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas (Face) e nas demais unidades acadêmicas da UnB. Dados referentes às características gerais do curso e à oferta e ocupação de vagas em disciplinas obrigatórias também foram analisados. Chegou-se à conclusão nos últimos semestres houve um aumento considerável do número de vagas disponíveis para o ingresso no curso de graduação, que não foi acompanhado pelo aumento financeiro proporcional, pelo contrário, os recursos financeiros alocados ao longo dos semestres diminuíram. Todavia, nota-se também que o departamento tem tentado contornar essa situação desfavorável na qual se encontra.
Abstract: The Accounting Sciences’squality has becoming essential in the environment that requires increasingly specific skills of the recent graduates, and at the same time, a broad knowledge on several subjects. The Accounting course from the University of Brasilia (UnB) was always been reference in education and quality, but recently it has been having trouble with a high number of students evasion. In this way, this paper aims to conduct a study on the current situation of graduate courses in Accounting at UnB as the financial and operational aspects from 2007 to 2015. As a research tool, was examined a documental analysis of data relating to financial resources at the Faculdade de Economia, Administrção, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas. (Economics, Management, Accounting and Public Policy Management schools) (Face) and in other academic units of UnB. General data of characteristics of the course and offer of occupation vacancies in essential subjects were also analyzed. Would be able to conclude that there was a considerable increase in the number of available vacancies for entry into graduation course, which was not accompanied by equivalent financial increase, on the contrary, the financial resources over the lasts semesters decreased. However, is possible to note that the department is trying to overcome this unfavorable situation in which it is.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons