Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsabellaMeloCintra.pdf535,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Value relevance : uma análise do conteúdo informacional dos resultados operacionais e não operacionais nas empresas brasileiras
Autor(es): Cintra, Isabella Melo
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Value relevance (Contabilidade)
Empresas - resultado operacional
Empresas - resultado não operacional
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: CINTRA, Isabella Melo. Value relevance: uma análise do conteúdo informacional dos resultados operacionais e não operacionais nas empresas brasileiras. 2013. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O desenvolvimento do mercado de capitais fez com que as informações contábeis ficassem mais relevantes no processo decisório dos usuários internos e externos. Para tanto, a dimensão value relevance foi utilizada como proxy de qualidade para analisar o poder informativo dos resultados operacionais e resultados não operacionais no mercado de capitais. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo verificar qual a relevância do conteúdo informacional do resultado operacional e não operacional nas empresas brasileiras no período anterior e posterior a adoção da Lei 11.638/07. Empresas listadas na BM&FBOVESPA foram selecionadas, com exceção daquelas pertencentes ao setor financeiro e de seguros, e seus dados anuais agrupados para os períodos de 2004 a 2007 e 2008 a 2011. A análise foi desenvolvida com a utilização de regressões com dados em painéis, com a finalidade de verificar a relevância das variáveis de interesse Resultados Operacionais e Resultados Não Operacionais. Os valores obtidos demonstram que o conteúdo informacional do resultado não operacional tornou-se mais relevante após a adoção da Lei 11.638/07, diferentemente da variável resultado operacional que não se mostrou relevante após vigência da lei.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons