Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VitorMaylonLimaDosSantos.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fundamentos do carvão : uma abordagem para o ensino médio
Autor(es): Santos, Vitor Maylon Lima dos
Orientador(es): Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto: Química - estudo e ensino
Carvão vegetal
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: SANTOS, Vitor Maylon Lima dos. Fundamentos do carvão: uma abordagem para o ensino médio. 2015. iv, 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com a crise dos anos 70 o Brasil investiu em pesquisa sobre novas fontes de energias alternativas ao petróleo e encontrou na biomassa um alto potencial promissor. Uma das propostas foi a inserção da energia proveniente da queima do carvão vegetal, uma vez que, o país é pobre das jazidas de carvão mineral. Para fornecimento da madeira como matéria prima para produção do carvão vegetal o país investiu em programas de fomento à agricultura para o plantio das grandes florestas de eucalipto e pinho. A consequência dessa escolha possibilitou a grande industrialização que se teve no país com a era Vargas, gerando desenvolvimento econômico, industrial e social no sudeste brasileiro. Atualmente o carvão vegetal vem ganhando espaço no plano energético nacional, assumindo próximo de 9% de toda energia usada no Brasil. Esse trabalho discute a química do carvão vegetal, bem como sua produção a partir da combustão incompleta da madeira, as transformações associadas ao processo de produção, além de aspectos históricos, sociais e econômicos envolvidos, com enfoque na educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Para acompanhar o processo de transformação foi desenvolvido um sistema de combustão incompleta projetado com uma lata de alumínio com pequenos orifícios uma tampa metálica e uma fonte de calor. Com o mesmo sistema foi proposto uma oficina de pintura e desenho a partir de uma aula interdisciplinar com a Química, a História e a Artes. Por fim o presente trabalho produziu um texto científico de embasamento teórico ao professor.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons