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Título: O assessor de imprensa e as redes sociais : as transformações no processo de assessoria das novas bandas de Brasília pós-surgimento das redes sociais
Autor(es): Dias, Valesca Ribeiro
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Assessoria de imprensa
Música - Brasília (DF)
Grupos musicais - assessoria de imprensa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: DIAS, Valesca Ribeiro. O assessor de imprensa e as redes sociais: as transformações no processo de assessoria das novas bandas de Brasília pós-surgimento das redes sociais. 2015. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Vivemos na chamada era digital, que trouxe consigo várias transformações e facilidades, com seus dispositivos móveis, e tecnologias. Dentre essas inovações, houve a solidificação dos dispositivos digitais, como tablets, smartphones, notebooks, etc. Tais dispositivos trouxeram uma nova forma de se comunicar e executar tarefas. A nova linguagem veio na forma das mídias sociais, que são ferramentas que se encaixam nesses dispositivos e nos possibilitam ficar conectados 24 horas por dia, de vários locais do mundo. No ramo musical, essas mídias possibilitaram que músicas, videoclipes, artistas e musicistas divulgassem seus trabalhos de forma vasta, atingindo diversos tipos de públicos, fazendo com que o mercado abrisse espaço também às bandas independentes. Contudo, além de influenciar o comportamento dos artistas, gostaríamos de saber como essas mídias afetaram o trabalho de quem atuava indiretamente com as bandas, como os assessores de imprensa? Pensando nisso, e também na grande movimentação do mercado musical de Brasília, a pesquisa foi elaborada com a partir dos modelos de pesquisa empírica e teórica, visando uma compreensão mais aprofundada do tema. Integrantes das bandas Móveis Coloniais de Acaju e Lusco Fusca, além de membros da indústria fonográfica local, como assessores e produtores musicais foram entrevistados possibilitando um entendimento sobre o objeto de estudo deste trabalho. Nota-se que apesar de as redes sociais terem influenciado no segmento, a utilização de um assessor não foi descartada, somente modificada no sentido de exigir um pouco mais desse agente. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
We live in the so-called digital age, which has brought several changes and facilities, with their mobile devices, and technologies. Among these innovations, it happened the solidification of the digital devices, such as tablets, smartphones, notebooks etc. Those devices had brought a new way to communicate and perform tasks. The new language came in the form of social media, which are tools that dovetail with these devices and allow us to stay connected 24 hours a day, from all over the world. In the music business, these media enabled songs, music videos, artists and musicians to disclose in a massive way, reaching various audiences, causing the market also open space for independent bands. However, besides influencing the behavior of artists, we would like to know how these media affected the work of those who worked indirectly with bands, such as press officers? Thinking about this and also in the great movement of the music market in Brasilia, the research was drawn up on the basis of empirical's and theoretical's models research, aimed at a deeper understanding of the subject. Band members of Móveis Coloniais de Acaju and Lusco Fusca, as well as members of the local music industry, as advisors and producers were interviewed allowing a better understanding of the issue. It is noticed that even though social networks have influenced the segment, the work of a press officer was not discarded, only modified to require a bit more of that agent.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
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