Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArturFranciscoMendoncadaSilvaPivaFerreira.pdf6,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação e proposta de sistema de drenagem pluvial da Superquadra 411/12 : um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Artur Francisco Mendonça da Silva Piva
Orientador(es): Bernardes, Ricardo Silveira
Assunto: Inundações
Escoamento urbano
Drenagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: FERREIRA, Artur Francisco Mendonça da Silva Piva. Avaliação e proposta de sistema de drenagem pluvial da Superquadra 411/12: um estudo de caso. 2015. 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O problema das inundações decorrente das chuvas tem sido bastante recorrente em Brasília, especialmente na Asa Norte. Embora a capital federal tenha sido planejada, nota-se ainda certa deficiência no que tange ao escoamento superficial urbano, levando a consequências negativas, tais como, entupimento de bueiros, engarrafamentos, contaminação pela água escoada nas vias públicas, entre outras. Esse modelo de drenagem urbana de Brasília é reflexo do modelo de drenagem mais adotado no Brasil, segundo o qual foca-se na filosofia de se drenar água pluvial o mais rápido possível até encontrar a macrodrenagem urbana. O presente estudo analisa a gestão da drenagem pluvial com uma ótica moderna de sustentabilidade, visando criar soluções para amortizar o problema das cheias urbanas, com foco na Superquadra 411/412 Norte A vazão de projeto será calculada através do Método Racional a fim de se determinar as melhores soluções de contenção do escoamento. Com isso, será possível projetar reservatórios enterrados, e mecanismos estruturais drenantes que possibilitem maior infiltração da água no solo. Com o método da curva envelope. Além disso, será possível construir retenções naturais com plantas e ravinamentos a fim de se melhorar a qualidade da água que não infiltra e desce para jusante. Uma proposta que servirá como modelo para as demais superquadras do Plano Piloto, aproveitando toda a sua área.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons