Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GuilhermeAssuncaoFagundes.pdf487,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do custo atribuído (deemed cost) nos ativos imobilizados : estudo dos efeitos no retorno sobre ativo imobilizado em empresas brasileiras após o CPC 27
Autor(es): Fagundes, Guilherme Assunção
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Custo atribuído (Deemed cost)
Ativos (Contabilidade)
Ativo imobilizado (Contabilidade)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: FAGUNDES, Guilherme Assunção. A utilização do custo atribuído (deemed cost) nos ativos imobilizados: estudo dos efeitos no retorno sobre ativo imobilizado em empresas brasileiras após o CPC 27. 2012. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A convergência do Brasil as normas internacionais de contabilidade surge no intuito de diminuir a assimetria contábil no cenário atual globalizado. No tocante ao Ativo Imobilizado, o processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade veio através da publicação do CPC 27 que, combinado com os CPC 43 e 37, permitiu a utilização do custo atribuído, também chamado de deemed cost, surgindo como um mecanismo hábil para maior sintonia da informação contábil. Tal mecanismo consiste numa espécie de reavaliação, aumentando o valor do imobilizado de forma justa, atribuindo-os um custo. O objetivo deste artigo é investigar se o custo atribuído provocou mudanças na magnitude do indicador de retorno sobre o ativo imobilizado. Compuseram a amostra 31 empresas brasileiras de capital aberto pertencentes aos níveis de governança da BOVESPA nas demonstrações financeiras do exercício de 2010. Os resultados mostraram que, de forma geral, o Retorno Sobre o Ativo Imobilizado é maior, em média, quando suprimido o custo atribuído.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons