Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KamilaRodriguesdaCostaAguiar.pdf998,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorAguiar, Kamila Rodrigues da Costa-
dc.identifier.citationAGUIAR, Kamila Rodrigues da Costa. Estudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de português. 2015. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem com objetivo descrever o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal em produções escritas de falantes brasileiros aprendizes de espanhol em dois níveis diferentes: nível inicial e avançado. Busca-se investigar a interferência da língua materna na aquisição desses parâmetros na língua estrangeira. O estudo segue os pressupostos da Teoria Gerativa proposta por Chomsky (1957, 1981, 1995 entre outros) e o conceito de interlíngua proposto por Selinker (1972). A pesquisa analisou se a tendência observada no língua materna em relação ao preenchimento do sujeito e a colocação pronominal é transferida para a língua estrangeira. As conclusões obtidas foram as seguintes: o aprendiz de espanhol falante de português não transfere o sujeito nulo parcial do português brasileiro à LE, apresentando o uso do sujeito nulo característico do Espanhol. No que diz respeito à colocação pronominal, notou-se a predominância da próclise, tendência presente no português, porém este resultado deve ser entendido com cautela, já que no espanhol admite-se a próclise e a ênclise.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguaen
dc.subject.keywordLíngua espanhola - gramáticaen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticaen
dc.subject.keywordInterlíngua (Aprendizagem de línguas)en
dc.titleEstudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de portuguêsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-03-14T14:04:33Z-
dc.date.available2016-03-14T14:04:33Z-
dc.date.issued2016-03-14T14:04:33Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12273-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons