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dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de-
dc.contributor.authorNicoletti, Bruno Abrahão-
dc.identifier.citationNICOLETTI, Bruno Abrahão. Análise empírica da relação entre preços, dividendos e variáveis contábeis no mercado brasileiro. 2013. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractEste estudo objetiva averiguar se as empresas têm seu Valor de Mercado influenciado pelos indicadores relacionados à quantidade e rentabilidade dos dividendos distribuídos, ao lucro e ao valor patrimonial. Para a realização desse artigo, foi feita uma análise sobre as empresas integrantes do Índice Dividendos (IDIV) da BM&FBOVESPA, tendo a Teoria da Sinalização e o Modelo de Burstahler e Dichev (1997) como base para este trabalho. O estudo empírico caracteriza-se como quantitativo, com a utilização de indicadores de mercado e valores contábeis fornecidos pelo banco de dados Economática para se inferir sobre os principais indicadores condicionantes à uma possível valorização da empresa. A técnica de análise de regressão possibilitou a identificação de dois componentes: Lucro Líquido e Patrimônio Líquido. Conclui-se que as empresas estudadas obtiveram um aumento no Valor de Mercado quando obtiveram uma boa geração de fluxo de caixa, no entanto não se pôde provar a ocorrência de valorização advinda da política de dividendos adotada. Entende-se que o estudo proporciona contribuições significativas à teoria, uma vez que poucos estudos voltados ao mercado brasileiro unem determinados indicadores na mesma pesquisa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmpresas - valor de mercadoen
dc.subject.keywordEmpresas - políticas de dividendosen
dc.titleAnálise empírica da relação entre preços, dividendos e variáveis contábeis no mercado brasileiroen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-11T21:32:00Z-
dc.date.available2016-03-11T21:32:00Z-
dc.date.issued2016-03-11T21:32:00Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12262-
dc.language.isoPortuguêsen
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