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Título: Inovação no contexto universidade-empresa : estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas
Autor(es): Wanderlei, Carolina Magalhães
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Pequenas e médias empresas
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 10-Nov-2010
Referência: WANDERLEI, Carolina Magalhães. Inovação no contexto universidade-empresa: estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas. 2010. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O desenvolvimento de um país depende em grande parte da capacidade de suas empresas de inovar continuamente. Dessa forma, a inovação é considerada um fator fundamental para o desempenho competitivo das empresas. Nesse cenário destaca-se a importância do relacionamento entre universidades e empresas no sentido de desenvolver novos conhecimentos científicos e tecnológicos que resultem na produção de inovações de mercado. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar como o relacionamento Universidade-Empresa pode ser aprimorado no intuito de fomentar inovações e atender melhor as demandas das micro e pequenas empresas. Para isso, tomou-se como amostra a análise do trabalho dos principais atores participantes do cenário de inovação no contexto Universidade-Empresa do DF: a UnB, o Centro de apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e as micro e pequenas empresas. Utilizou-se como metodologia a realização de entrevistas com representantes da UnB, do CDT e das micro e pequenas empresas. Além disso, foi feita uma análise documental de relatórios internos das organizações estudadas. As informações e dados coletados na pesquisa foram analisados e comparados a luz do referencial teórico consultado. Por meio da pesquisa, foi possível obter um retrato da situação de atendimento das demandas das micro e pequenas empresas pela UnB. Constatou-se que o aumento da capacidade de atendimento, e o acompanhamento do pós atendimento foram demandas das micro e pequenas empresas identificadas na pesquisa de campo como não atendidas pelo CDT. Essas demandas refletem a realidade de trabalho do centro da UnB, que apesar de desempenhar seu papel com qualidade, ainda conta com limitações de recursos humanos, financeiros. Concluiu-se que para que as micro e pequenas empresas inovem é importante a construção de um alinhamento estratégico entre as políticas e diretrizes do governo e das universidades em torno do apoio a inovação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1225
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