Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcoAureliodeSousa.pdf573,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto das aposentadorias e pensões no Regime Geral de Previdência Social do Brasil (2002 a 2013)
Autor(es): Sousa, Marco Aurélio de
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Aposentadoria
Previdência social
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: SOUSA, Marco Aurélio de. O impacto das aposentadorias e pensões no Regime Geral de Previdência Social do Brasil (2002 a 2013). 2015. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Nos últimos anos, os sistemas de previdência social em todo o mundo se tornaram pauta de debates políticos e econômicos, principalmente por seus modelos paramétricos insustentáveis e pelo crescimento da população idosa de suas regiões. Diversos países, inclusive o Brasil, implementaram reformas afim de garantir o equilíbrio financeiro e a manutenção dos pagamentos já provisionados. Com uma despesa previdenciária de aproximadamente 12% do PIB, o Brasil demonstra um gasto elevado nessa área quando comparado a países que possuem composição demográfica análoga a sua. Desta forma, a presente pesquisa evidencia o comportamento entre a arrecadação de empresas e empregados ao Fundo de Previdência e Assistência Social - FPAS, e o pagamento de aposentadorias e pensões, de 2002 a 2013. O objetivo central foi verificar se estes benefícios se relacionam de forma direta com a arrecadação oriunda dos agentes supracitados. A metodologia utilizada é positivista, utilizando modelo de regressão linear multivariada. Os resultados revelam que estes pagamentos apresentam uma relação positiva com a contribuição das empresas, mas negativa com a dos empregados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons