Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CláudiaFernandaGodoy.pdf815,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição do colateral e custo de capital para o risco de crédito em empresas de capital aberto que realizaram operações com o BNDES
Autor(es): Godoy, Cláudia Fernanda de
Orientador(es): Burns, Victor Alexander Contarato
Assunto: Risco de crédito
Operações bancárias
Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (Brasil)
Empréstimo bancário
Data de apresentação: 8-Dez-2009
Data de publicação: 10-Nov-2010
Referência: GODOY, Cláudia Fernanda de. Contribuição do colateral e custo de capital para o risco de crédito em empresas de capital aberto que realizaram operações com o BNDES. 2009. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Nos últimos anos, o crescimento da relevância da atividade de crédito no mercado elevou a importância do risco nas operações bancárias. Para as instituições financeiras, discutir a respeito da relação entre risco de crédito, garantias e custo de capital é de grande relevância, uma vez que tem impacto direto na elaboração de sua política de destinação de recursos e proteção contra perdas. Esta pesquisa usou um modelo de regressão linear múltipla a fim de avaliar a contribuição de colateral e custo de capital sobre o risco de crédito em operações contratadas junto ao BNDES entre julho de 2004 e junho de 2009 em 21 empresas de capital aberto. Foram consideradas para a amostra empresas com ações listadas na BOVESPA e que também possuíam credit risk rating conferido pelas empresas especializadas Standard & Poor‟s e Moody‟s. A fim de elevar o poder de explicação do modelo, também se incluiu no modelo a Probabilidade de Inadimplência (PD) e o Valor da Operação de Crédito. As simulações indicaram relação logarítmica positiva entre colateral e risco, contrária às afirmações dos autores sobre a literatura, os quais indicam que os colaterais melhorariam a classificação de risco da empresa, já que inibem as perdas decorrentes da operação de crédito. Entre WACC e risco, a observação é da existência de relação linear positiva, corroborando as afirmações de que empresas com menor custo de capital estariam sujeitas a melhor classificação na escala de risco. Para a PD, foi encontrada relação logarítmica positiva, o que reafirma a importância de que as instituições financeiras criem mecanismos para a proteção contra riscos. E, quanto ao valor da operação, observou-se fraca relação negativa, o que pode ser um indicativo de não relação entre as variáveis. Em pesquisas futuras, sugere-se que se investigue a relação entre as variáveis na presença de outros elementos, além de se explorar uma amostra com maior horizonte temporal em instituições financeiras privadas e de outras economias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1224
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.