Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaMesquitaGoes.pdf277,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos docentes quanto seus conhecimentos acerca do processo de convergência às normas internacionais em Contabilidade Tributária
Autor(es): Goes, Camila Mesquita
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Contabilidade tributária
Normas contábeis
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: GOES, Camila Mesquita. Percepção dos docentes quanto seus conhecimentos acerca do processo de convergência às normas internacionais em Contabilidade Tributária. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No final de 2007 fora editada a Lei nº 11.638, que alterou significativamente a legislação que vigorava até então, a Lei nº 6.404/76. As mudanças foram percebidas em todas as áreas da contabilidade, inclusive na matéria de Tributária/Fiscal, abordando também tópicos como o CPC 32, IAS 12 e a Lei nº 11.941/09 que dispõe sobre o Regime Tributário de Transição. Pesquisas apontam que o principal responsável pela capacitação dos contadores ao tratar de assuntos relacionados à convergência seria a Universidade. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção dos docentes, que lecionam Contabilidade Fiscal/Tributária, quanto aos seus conhecimentos da disciplina à luz do processo de convergência das normas internacionais, nas IES do Distrito Federal no segundo semestre de 2013. A metodologia utilizada foi interrogação direta por meio da aplicação de questionários baseados na escala Likert. Os resultados mostram que a maioria dos participantes acredita conhecer, saber e sentem-se aptos a lecionar sobre o tema. E mesmo ao segregá-los por nível acadêmico, não houve diferenças expressivas no real domínio que os especialistas ou mestres/doutores possuem. Assim sendo, o estudo em questão demonstra um potencial nos docentes para que esse assunto passe a ser lecionado e discutido em sala de aula, mas que antes precisa ser mais aprofundado e estudado por eles mesmos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons