Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuidoNevesSilva.pdf367,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evolução do Simples como modalidade tributária
Autor(es): Silva, Guido Neves
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Simples - Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte
Empreendedorismo
Micro e pequenas empresas
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Mar-2016
Referência: SILVA, Guido Neves. A evolução do Simples como modalidade tributária. 2013. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisou a evolução da Lei do Simples e seu impacto sobre as micro e pequenas empresas e o empreendedorismo na sociedade brasileira. Foi dado enfoque nos dados estatísticos das micro e pequenas empresas no decorrer do tempo, como quantidade de empresas, quantidade de empresas optantes pelo regime de tributação do Simples, taxa de mortalidade, geração de empregos e faturamento, e sua relação com as alterações na legislação, sendo investigada, portanto, a eficácia da atuação do legislador na criação de facilidades ou na redução de desvantagens próprias do arranjo institucional brasileiro para os pequenos empreendedores. Foi traçada a série histórica dos dados de micro e pequenas empresas, tendo como referência estudos do Sebrae, e feito um paralelo com as alterações na legislação atinente ao Simples, tendo como referência trabalhos anteriores que trataram do assunto. Esta análise visa a relacionar o ambiente institucional para micro e pequenas empresas com o tino empreendedor do indivíduo, sem o qual a economia de um país não consegue prosperar e gerar empregos, produtos baratos e acessíveis rapidamente para os cidadãos. O trabalho atingiu o objetivo de mostrar a evolução do simples como modalidade tributária, mostrando os benefícios para o desempenho das micro e pequenas empresas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons