Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FelipeDiasdeMoura.pdf236,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Custo de oportunidade : estudo de caso em uma Instituição Pública Federal
Autor(es): Moura, Felipe Dias de
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Administração pública
Gestão pública
Gasto público
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: MOURA, Felipe Dias de. Custo de oportunidade: estudo de caso em uma Instituição Pública Federal. 2013. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A preocupação do governo com o planejamento e com o princípio constitucional da eficiência é crescente. O objetivo deste trabalho é analisar o custo de oportunidade das viagens aéreas da instituição pesquisada – Ministério da Educação. Para análise de comportamento dos gastos com passagens, no período de 2009 a 2012, utilizou-se de dados disponíveis no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). As viagens ocorridas por conta das necessidades da administração devem ser programadas com antecedência mínima de dez dias, aquelas cuja solicitação seja inferior a dez dias devem ser justificadas e autorizadas. No trabalho foi calculado o custo de oportunidade das viagens dentro do prazo estabelecido em portaria em comparação as urgentes – aquelas que possuem menos de 10 dias de programação. Constatou-se que as viagens urgentes interferem na efetividade dos gastos da instituição, pois o preço médio de bilhete adquirido tende a ser mais elevado. O custo de oportunidade médio de cada solicitação é a diferença entre o preço médio das duas possibilidades. E, o custo de oportunidade total foi obtido multiplicando-se esse resultado pela quantidade de passagens com menos de dez dias, o que pode ser caracterizado por uma falta de eficiência, e falta de planejamento na instituição estudada. Assim, este artigo oferece subsídios teóricos e práticos capazes de fornecer um diagnóstico parcial sobre as passagens emitidas no Ministério da Educação ao longo período estudado. Logo, um aprimoramento na qualidade do gasto com passagens aéreas pode qualificar melhores resultados para a Instituição.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons