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Título: Turismo pedagógico como ferramenta na educação ambiental
Autor(es): Silva, Pâmela de Castro da Silva
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Assunto: Turismo
Meio ambiente
Educação ambiental
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 1-Mar-2016
Referência: SILVA, Pâmela de Castro da Silva. Turismo pedagógico como ferramenta na educação ambiental. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Pesquisa realizada apresenta o turismo como ferramenta pedagógica no auxilio para aprendizagem da educação ambiental. Através de pesquisas exploratórias são utilizados conceitos dentro dos seguimentos do turismo como turismo pedagógico e de meio ambiente, demonstrando a ligação entre o turismo, a pedagogia e a prática da educação ambiental. O Turismo Pedagógico traz uma alternativa na aérea da educação onde é possível proporcionar, não apenas ao aluno como também aos turistas e todos aqueles que usam o espaço, uma interação com o aprendizado e o meio externo. O turismo se torna precursor para a promoção da cidadania na valorização do patrimônio material e imaterial, em conexão com a educação ambiental, se torna objeto de auxilio para a conscientização e preservação. É feito um estudo comparativo entre a teoria e a prática realizada pelas escolas e por atividades de turismo pedagógico que são oferecidas pela Fazenda Velha e Fazenda Babilônia, propriedades privadas que disponibilizam o espaço para a realização da educação ambiental por meio do turismo. Também é exposto nesse trabalho de pesquisa o atual cenário, as dificuldades de inserir a turismo pedagógico juntamente com a educação ambiental nas redes de ensino, a falta do incentivo para a criação de políticas públicas eficientes. O presente trabalho oferece um campo de estudo futuro na prática do turismo pedagógico, utilizando a inclusão social e a conscientização de gestores e profissionais de educação, turismo e meio ambiente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following research presents the tourism as a pedagogic tool to teaching environmental education. Through exploratory research, concepts are used within segments of tourism such as pedagogical tourism and environmental tourism explaining the connection between tourism, pedagogy and the practice of environmental education. The pedagogical tourism brings an alternative in the area of education where one can offer not only to the students but also to tourists and everyone that utilizes that space, an interaction of the learning process with the outdoors. The tourism becomes the starting point to promoting the citizenship in adding material and non material value to the heritage, linked to the environmental education. It also becomes a valuable tool to the awareness and preservation of those areas. A comparison study between the theory and what is put into action by the schools and by the activities of pedagogical tourism that are offered by the Fazenda Velha and Fazenda Babilonia. Private properties that offer their spaces so that environmental education can be taught through tourism. It is also presented in this research the current scenario, the challenge of inserting the pedagogical tourism as well as the environment education in the curriculum of the schools, the lack of incentive to the creation of more effective public policies. This study offers a future field of study in the practice of pedagogical tourism utilizing social integration and raising awareness to the politicians, teachers, and tourism and environment professionals.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2015.
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