Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaCarvalhoAquino.pdf180,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Padrões de meios de comunicação científica em contabilidade : uma análise comparativa de revistas brasileiras
Autor(es): Aquino, Gabriela Carvalho
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Contabilidade
Bibliometria
Ciências Contábeis - produção científica
Periódicos científicos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Fev-2016
Referência: AQUINO, Gabriela Carvalho. Padrões de meios de comunicação científica em contabilidade: uma análise comparativa de revistas brasileiras. 2013. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os periódicos científicos têm papel importante no avanço do conhecimento e fomento da qualidade das pesquisas. Dessa forma, é necessário conhecer e avaliar a maneira com que os trabalhos científicos são divulgados. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os periódicos brasileiros de pós-graduação utilizando três benchmarks: Revista Contemporânea de Contabilidade, Revista de Contabilidade e Organizações e Revista de Contabilidade da UFBA. Foram analisados a composição dos artigos e fascículos, os temas abordados e os dados referentes aos autores. Por meio do levantamento de dados, observou-se que os artigos publicados apresentam como principais temas “Educação e Pesquisa Contábil”, “Contabilidade Gerencial”, “Contabilidade Financeira” e “Contabilidade Social e Ambiental”, há o predomínio de mestres e doutores na autoria dos artigos, e expressiva participação de autores das regiões Sul e Sudeste. Foram levantados os padrões de comunicação cientifica e apresentadas sugestões quanto à padronização de dados e futuras pesquisas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons