Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianneCardosoBarbosa.pdf612,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura de capital e endividamento dos bancos brasileiros : fatores determinantes e impacto da crise econômico-financeira iniciada em 2007
Autor(es): Barbosa, Adrianne Cardoso
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Bancos
Crise econômica
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 29-Fev-2016
Referência: BARBOSA, Adrianne Cardoso. Estrutura de capital e endividamento dos bancos brasileiros: fatores determinantes e impacto da crise econômico-financeira iniciada em 2007. 2013. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As decisões de estrutura de capital estão entre as mais importantes no rol das finanças empresariais, e impactam diretamente no nível de endividamento das empresas. Não obstante ser esse um tema explorado há mais de 60 anos pela academia, usualmente, as pesquisas excluíam as instituições financeiras da população e amostra, em vista de suas particularidades normativas relacionadas a exigência de capital regulatório mínimo. Este artigo buscou identificar os fatores determinantes do endividamento dos bancos brasileiros, bem como entender a influência da crise econômico-financeira mundial iniciada em 2007. Nesse intuito, desenvolveu pesquisa empírica com dados em painel dos bancos brasileiros detentores de carteira comercial no período de 2000 a 2011, utilizando o método dos mínimos quadrados ponderados, auxiliado pelo software Gretl. O resultado aponta para a influência positiva do Tamanho, bem como negativa da Tangibilidade, Rentabilidade e Crise no endividamento desses bancos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons