Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielaSofiaBeloBrandes.pdf212,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os fatores que influenciam o estudante de contabilidade a construir uma carreira na área de auditoria independente
Autor(es): Brandes, Gabriela Sofia Belo
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Contadores - prática profissional
Auditoria
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: BRANDES, Gabriela Sofia Belo. Os fatores que influenciam o estudante de contabilidade a construir uma carreira na área de auditoria independente. 2014. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apontar quais os maiores atrativos aos estudantes de Ciências Contábeis em construir uma carreira na auditoria independente e os pontos que prejudicam a permanência do profissional na área. Por meio de análises de questionários respondidos por estudantes de contabilidade que atuam na área de auditoria independente foi possível constatar, na amostra pesquisada, que os pontos positivos superam os negativos. Entretanto, os pontos negativos são desmotivadores de tal forma que a porcentagem de evasão é bastante elevada. De acordo com as respostas do questionário, foi possível identificar que a possibilidade de ascensão profissional é o item mais atrativo da área, porém, devido ao alcance do cargo de sócio de uma empresa de auditoria demorar mais de uma década, muitos jovens partem em busca de novas oportunidades, que apresentam um retorno mais rapidamente. Foi possível identificar, ainda, que o ponto mais desestimulante é o excesso de pressão no decorrer do exercício da profissão, seguido da ausência do seio familiar. A busca pelo equilíbrio pessoal e profissional é um fator decisivo para o jovem ao escolher uma área para construir uma carreira duradoura e, por esse motivo, alguns jovens, mesmo atuando na área de auditoria externa, ainda não possuem a convicção de permanecer na profissão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons