Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoPedroBertaniCatrib.pdf572,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes da estrutura de capital de empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo no período de 2010 a 2013
Autor(es): Catrib, João Pedro Bertani
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Empresas - estrutura de capital
Ações (Finanças)
Bolsa de Valores de São Paulo
Empresas - finanças
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: CATRIB, João Pedro Bertani. Determinantes da estrutura de capital de empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo no período de 2010 a 2013. 2014. 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Apesar da existência de diversas teorias sobre estrutura de capital, ainda não existe teoria pacificada sobre como as empresas deveriam se financiar. As teorias existentes são conflitantes e, portanto, o estudo sobre o assunto passa a ser uma questão eminentemente empírica, que permite entender as opções observadas de empresas acerca do financiamento de seus ativos. O presente estudo se propõe a investigar os determinantes da estrutura de capital de 186 empresas brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 2010 a 2013. Tomando como base a literatura da área, a partir de dois indicadores de nível de endividamento (contábil e a valor de mercado) e de seis determinantes de estrutura de capital apontados pelas teorias (rentabilidade, risco, tamanho, tangibilidade de ativos, oportunidades de crescimento e setores industriais), foi realizada uma regressão linear múltipla com dados em painel, de maneira a verificar a significância estatística desses atributos, bem como a relação entre estes e o nível de endividamento da empresa. A pesquisa utilizou dados contábeis extraídos das demonstrações financeiras das empresas, além de dados de mercado. As variáveis rentabilidade, risco e oportunidades de crescimento se mostraram significantes, com relação negativa com o endividamento. A variável tamanho também se mostrou significante, porém, com relação positiva com a alavancagem financeira. Essas relações encontradas são iguais àquelas hipóteses formuladas com base, principalmente, nas teorias do Pecking Order, Static Tradeoff, Assimetria Informacional e Custos de Agência. A variável tangibilidade de ativos não se mostrou significante. A regressão mostrou ainda que alguns setores industriais possuem relação com o endividamento. Esses resultados também estão em linha com os observados nos diversos estudos similares realizados no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons