Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThiagoRibeiroBrito.pdf171,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de graduandos de Ciências Contábeis sobre a ética geral e profissional
Autor(es): Brito, Thiago Ribeiro
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Ética profissional
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: BRITO, Thiago Ribeiro. A percepção de graduandos de Ciências Contábeis sobre a ética geral e profissional. 2013. 28 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pode-se dizer que a ética serve como guia para a atuação digna e íntegra de profissionais no mercado de trabalho. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de alunos de graduação do Curso de Ciências Contábeis em Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal sobre a ética, contemplando o conceito de ética, a ética na profissão e o código de ética do contador. Para tanto, foi aplicado questionário em uma amostra de 194 graduandos no segundo semestre de 2012. O estudo mostra, que 80% dos respondentes apresentam nível de conhecimento do código de ética do contador menor ou igual a 5, em uma escala de 1 a 10. A maioria dos respondentes concorda parcialmente que pretende cumprir todas as normas elaboradas pelo conselho profissional, mesmo que não concorde com elas. Quanto à parte conceitual, a maioria concorda parcialmente que ser ético é agir de acordo com a lei; a ética pode ser ensinada; ser ético é ser honesto; e que a ética depende da cultura. Em relação a ética na profissão, a maioria concorda com a essencialidade da ética no exercício da profissão. O teste do qui-quadrado foi insignificante para as questões, que abordam o conceito de ética, a ética na profissão e o código de ética do contador.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons