Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TalesRochaSilva.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da imagem no livro didático : leitura e análise de Marugoto à luz da gramática visual
Autor(es): Silva, Tales Rocha
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua estrangeira - aprendizagem
Livros didáticos - Marugoto - japonês
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Jun-2015
Data de publicação: 24-Fev-2016
Referência: SILVA, Tales Rocha. O papel da imagem no livro didático: leitura e análise de Marugoto à luz da gramática visual. 2015. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho prioriza o papel que as imagens vêm a desempenhar em um livro didático de língua japonesa. O material analisado, Marugoto, é uma publicação da Fundação Japão de 2013 e condiz com a recente tipologia de livros didáticos, nos quais possuem uma alta carga visual, manifestadas por meio de cores, fotografias e ilustrações, que o caracteriza como material multimodal. Para concluir os objetivos traçados, buscamos ler e interpretar o conjunto de imagens de quatro lições de Marugoto, de acordo com Gramática Visual proposta pelos teóricos Kress e van Leeuwan (1996). Com base na explanação teórica abordada, os dados foram reunidos e estudados por meio de análise documental sugeridas por Lüdke e André (1986) para pesquisas de natureza qualitativa. Dessa forma, foi verificada uma relação entre os tipos de exercícios empregados e as imagens presentes em cada um deles. Por meio da frequência dos dados nessa relação, pudemos assim determinar a proposta que as imagens dispõem para o aprendizado da língua japonesa. Com as informações expostas nesta análise, buscamos propor um modelo a ser utilizado por professores e alunos, de forma que percebam a imagem de forma mais crítica, bem como afirmem sua importância para o ensino de língua estrangeira. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper emphasizes the role that images come to play in a Japanese language textbook. The analyzed material, Marugoto, published by The Japan Foundation in 2013, is in accordance with the recent typology of textbooks – in which there is a high visual load expressed through a variety of colors, photographs and illustrations –, characterizing it as a multimodal material. To achieve the planned objectives, it was sought to read and interpret the sets of images of four of Marugoto’s lessons according to the Grammar of Visual Design proposed by Kress and van Leeuwan (1996). Based on the discussed theoretical explanation, the data were collected and studied by the means of document analysis, as suggested by Lüdke and André (1986) for research files of the qualitative form. Thence, it could be observed a relation between the types of exercises used and the images which were present in each one of them. Considering the frequency of the data in such relation, it was possible to determine the purpose that images have when learning the Japanese language. Through the information exposed on this analysis, we hope to propose a study mode which can be used by teachers and students in order for them to perceive the images more critically and to affirm their importance when teaching and learning foreign languages.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Língua e Literatura Japonesa, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons