Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaMouraLopesViana_JessicaVasconcelosAbreu.pdf530,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres no Congresso Nacional : um webdocumentário sobre subrepresentação
Autor(es): Viana, Jéssica Moura Lopes
Abreu, Jéssica Vasconcelos
Orientador(es): Nascimento, Solano dos Santos
Assunto: Webdocumentário
Mulheres - atuação parlamentar
Mulheres na política
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 24-Fev-2016
Referência: VIANA, Jéssica Moura Lopes; ABREU, Jéssica Vasconcelos. Mulheres no Congresso Nacional: um webdocumentário sobre subrepresentação. 2015. 34 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No ano em que as primeiras cotas eleitorais de gênero estabelecidas por lei completam 20 anos e que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal retomam a discussão para elaborar e implementar propostas de reforma política, o cenário de participação política das mulheres na arena política formal é desestimulante. Somente 10,4% de cadeiras no Congresso Nacional são ocupadas por mulheres. A intenção deste webdocumentário é chamar a atenção para a baixa participação política das mulheres nesse espaço. A reportagem em formato de webdocumentário traz a história da conquista e execução dos direitos políticos das mulheres, além do registro de depoimentos de parlamentares que têm de transpor barreiras para legislar nesse espaço por causa de questões de gênero. No trabalho, especialistas também ajudam a entender a que se deve essa formação do quadro político tão excludente. A intenção é debater as dificuldades de deputadas e senadoras para chegar a esse cargos e, uma vez eleitas, conquistar voz nesse espaço.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons