Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdilaMariadosSantosMatos.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cachear e encrespar : moda ou resistência? Um estudo sobre a construção identitária do cabelo afrodescendente em blogs
Autor(es): Matos, Édila Maria dos Santos
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Blogs
Cabelo
Negros - identidade racial
Mulheres negras
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: MATOS, Édila Maria dos Santos. Cachear e encrespar: moda ou resistência? Um estudo sobre a construção identitária do cabelo afrodescendente em blogs. 2015. ix, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo explorar de que forma a identidade do cabelo afrodescendente é construída em blogs da Internet. Com o advento das mídias sociais, que permitem a rápida interação entre usuários e a exposição de ideias, indivíduos e grupos do movimento negro se inseriram nesse meio virtual para discutir o racismo e buscar a valorização da beleza africana. Na construção de um cenário propício ao entendimento do objeto, apresenta-se o contexto histórico/social do afro-brasileiro com a influência do ideal de embranquecimento racial, e seus desdobramentos na compreensão do cabelo crespo/cacheado. Além disso, analisa-se como é representado o negro e seu cabelo na mídia, com a menção de exemplos na telenovela, jornalismo e publicidade. Em associação com a pesquisa bibliográfica, fez-se o uso da análise de conteúdo, como procedimento metodológico, a partir do estudo de 62 postagens de 04 blogs voltados para discussão da temática negra. Os achados dessa investigação apontaram que mulheres negras inspiram e são inspiradas a assumirem seus cabelos e essa ação é profundamente ligada ao viés político, já que os temas que emergem daí promovem a aceitação da identidade e a representatividade negra, e questionam o racismo e o embranquecimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons