Título: | A percepção do conhecimento teórico versus prático no curso de graduação em Ciências Contábeis : um estudo junto aos alunos da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Diniz, Pedro Henrique Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Rosane Maria Pio da |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes Contadores - prática profissional |
Data de apresentação: | Jun-2014 |
Data de publicação: | 22-Fev-2016 |
Referência: | DINIZ, Pedro Henrique Oliveira. A percepção do conhecimento teórico versus prático no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo junto aos alunos da Universidade de Brasília. 2014. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Os fatores advindos da globalização juntamente com a complexidade dos dados e das informações geradas nos mercados financeiros de todo o mundo exigem das Instituições de Ensino Superior a formação de profissionais cada vez mais capacitados e atentos às suas atribuições, competências e habilidades. A contabilidade, sendo objeto de estudo do ensino superior, deve ser explorada na prática e na teoria, para formação de profissionais que atendam às demandas desse mercado exigente. Dessa forma, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos formandos em Ciências Contábeis quanto ao nível de conhecimento teórico e prático adquiridos no decorrer da graduação, e sua condição para ingresso no mercado de trabalho. Para tal alcance, um questionário in loco foi aplicado entre os formandos de 2014, matriculados nas turmas da disciplina Laboratório Contábil Empresarial. Os estudantes da UnB afirmam possuir afinidade com matérias relativas à Contabilidade do Setor Público e Auditoria. A percepção dos estudantes indica que o curso possui deficiência na exploração de atividades práticas no ambiente acadêmico, mas que isso não se constitui em impedimento para o ingresso no mercado de trabalho. |
Abstract: | The factors arising from Globalization, jointly to the complexity of the information generated throughout the world financial markets required from the Institutions of Higher Education the shaping of a professional more and more trained and attentive relative to its attributions, competence and skills. The accounting, being the object of study in higher education, must be explored in both practice and theory, shaping a professional who complies with the needs of this rigorous market. Thus, the aim of this study is to identify the perceptions of senior students in Accounting in the level of theoretical and practical knowledge acquired during graduation, and his condition for entry into the labor market. To this extent, a questionnaire was applied in loco between the graduating of 2014, which are enrolled in the classes of the subject “Accounting Business Lab”. Students at University of Brasilia claim to have affinity with matters relating to the Public Accounting and Auditing Sector. The perception of students indicates that the course has disabilities in exploring practical activities in the academic environment, but it doesn’t constitute an impediment to entering in the job market. The University of Brasilia students ensure to have kinship with Public Sector Accounting subjects, since they intend to graduate and enter the public service. The students’ perception indicates that the course lacks of exploring practical activities in the academic study, but it does not hinder the admission in the labor Market. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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