Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FelipedeOliveiraAzevedoMelo.pdf826,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da dívida pública na determinação da inflação no Brasil do Plano Real (1994-2014)
Autor(es): Melo, Felipe de Oliveira Azevedo
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Plano Real
Finanças públicas
Dívida pública
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: MELO, Felipe de Oliveira Azevedo. A influência da dívida pública na determinação da inflação no Brasil do Plano Real (1994-2014). 2014. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Plano Real marcou o início da estabilização da economia brasileira ao instituir o chamado tripé macroeconômico: controle fiscal, câmbio flutuante e metas de inflação. A emissão de títulos públicos passou a ter papel preponderante no financiamento de déficits fiscais em detrimento da senhoriagem. As mudanças nas políticas econômicas estimularam a análise de uma possível relação positiva direta entre desequilíbrios fiscais e inflação, de acordo com os postulados da Teoria Fiscal do Nível de Preços (TFNP), através de um modelo autorregressivo de defasagens distribuídas (ARDL). O modelo levou em consideração dados mensais das Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e da taxa de juros Overnight/Selic dos últimos 20 anos – desde o advento do Plano Real até meados de 2014. Verificou-se, dentro do escopo do modelo, que as NFSP não exercem pressão direta sobre o IPCA, reforçando a ideia de transformação monetária de déficits fiscais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons