Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CamilaMedeirosEscobar.pdf342,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de aprendizagem em grupos de pesquisa da Universidade de Brasília
Autor(es): Escobar, Camila de Medeiros
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Aprendizagem organizacional
Grupos de pesquisa
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 5-Nov-2010
Referência: ESCOBAR, Camila de Medeiros. Processos de aprendizagem em grupos de pesquisa da Universidade de Brasília. 2009. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O conhecimento é criado a partir da apreensão de informações que, ao serem transmitidas, incorporam crenças e experiências do antigo detentor e são assimiladas pelos indivíduos por meio da aprendizagem. Nesse sentido, a obtenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e atitudes tem como resultado a aprendizagem. Os principais objetivos deste estudo foram identificar e descrever os processos de aprendizagem em grupos de pesquisa de diferentes áreas de estudo da Universidade de Brasília e identificar como ocorre a transmissão e o compartilhamento de conhecimento dentro desses grupos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de caráter descritivo, com o uso de um roteiro semi-estruturado de entrevista. As entrevistas foram realizadas com os líderes dos grupos de pesquisa selecionados e foi feita uma análise de conteúdo com base em categorias previamente definidas. Chegou-se a conclusão que há especificidades quanto à produção de conhecimento em grupos que atuam em diferentes áreas de estudo, especialmente em relação à metodologia e coleta de dados, e que o compartilhamento de conhecimento nos grupos ocorre, principalmente, por meio de codificação, em detrimento da socialização e interação entre os membros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1210
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.