Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YuriMelloChagasBomfim.pdf519,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sentido da escola : qual a função da escola para a comunidade escolar do CEAN (Centro Educacional Asa Norte)?
Autor(es): Bomfim, Yuri Mello Chagas
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Escolas - função social
Autonomia escolar
Comunidade e escola
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 18-Fev-2016
Referência: BOMFIM, Yuri Mello Chagas. O sentido da escola: qual a função da escola para a comunidade escolar do CEAN (Centro Educacional Asa Norte)?. 2015. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem como objeto de estudo a Escola e como tema central a Função da Escola. Como arcabouço teórico se baseia nas teorias de Paulo Freire, e sua Pedagogia do Oprimido e em Theodor W. Adorno, e seus escritos sobre a Educação para Emancipação. Busca entender as visões a respeito das funções da escola dentro de uma escola pública do Plano Piloto, Distrito Federal. Após três anos de observação participante dentro do CEAN (Centro Educacional Asa Norte), foram feitas entrevistas semiestruturadas e questionários com professores, gestores e estudantes do período vespertino da escola. Antes de fazer a reflexão dessas informações o trabalho trás um resgate histórico da criação da escola no mundo ocidental, primeiro eurocêntrico e depois centrado no Brasil. Entendendo que, para o sucesso da instituição escolar é necessário que professores, gestores e educandos caminhem lado a lado, o trabalho busca discutir essas visões e confrontá-las na busca por um caminho do meio. Os resultados versam sobre o desconhecimento, por parte desses atores, das funções da escola e do processo de consolidação da mesma na sociedade atual. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current research project has as its object of study the school environment and as a central theme the purpose of school in itself. The theoretical framework is based on the theories of Paulo Freire and his Pedagogy of the Oppressed and Theodor W. Adorno and his writings on Education for Emancipation. The study seeks to understand different views regarding the purpose of schools inside a public school in the Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal. After three years as an observing participant at CEAN (North Wing Educational Center), semi-structured interviews and questionnaires were submitted to teachers, administrators and students of the school’s afternoon shift. Before discussing the information obtained in the research, the paper makes a historical overview of the establishment of schools in the western world, first Eurocentric and then focused on Brazil. Understanding that for the success of the educational institution it is the necessary for teachers, administrators and students to go hand in hand, the study aims to discuss these views and confront them in the search for a middle way. The results relate to these actor’s lack of knowledge about school purposes and the process of its consolidation in today's society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons