Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HenriqueSampaioWense.pdf7,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem do negro nos quadrinhos e nas produções audiovisuais infantojuvenis
Autor(es): Wense, Henrique Sampaio
Orientador(es): Silva, Dácia Ibiapina da
Assunto: Negros - identidade racial
Negros - representação midiática
Estereótipos raciais
Histórias em quadrinhos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Fev-2016
Referência: WENSE, Henrique Sampaio. A imagem do negro nos quadrinhos e nas produções audiovisuais infantojuvenis. 2015. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho analisa como a imagem do negro foi mostrada historicamente ao público infantojuvenil nos quadrinhos e nas produções audiovisuais. O estereótipo da imagem do negro difundida em quase todas as produções da primeira metade do século XX, os primeiros personagens que foram retratados de forma mais realista, a explosão de personagens surgidos na época da luta pelos direitos civis afro-americanos, o problema da representatividade e da abordagem do racismo nessas produções, as diferenças que existem na caracterização do negro em diversos países e, por fim, uma análise das representações do negro das produções atuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons