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Título: Práticas culturais nas comunidades Diadema e Ribeirão dos Bois
Autor(es): Sousa, Maria Lúcia José de
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Ribeirão dos Bois (GO)
Diadema (GO)
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: SOUSA, Maria Lúcia José de. Práticas culturais nas comunidades Diadema e Ribeirão dos Bois. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho aborda as práticas culturais nas comunidades Diadema e Ribeirão dos Bois no território kalunga, e o impacto que causa o desinteresse dos jovens por estas manifestações. A pesquisa aponta que a falta de políticas publicas no âmbito da Educação e da economia, é um fator que contribuí no processo de migração dos jovens da comunidade, implicando no enfraquecimento da cultura local. Dessa forma, o presente trabalho pretende contribuir com a valorização da cultura local, e elevar a consciência da juventude sobre a importância das tradições que foram passados de geração para geração, fazendo um registro descritivo das práticas culturais existentes, quando elas acontecem e porque são importantes na formação da identidade cultural do povo kalunga. Para fundamentação teórica, recorremos aos estudiosos e teóricos: Bogo( 2009), Costa (2013), Haddad (2012), Molina e Sá (2012), Monteiro( 2010), Rosa (2013), Santos(2006) e (Tardin 2012).
Abstract: This paper focuses on cultural practices in the Diadema and Ribeirão dos Bois communities in kalunga territory, and the impact that causes the lack of interest of young people in these demonstrations. The study found that lack of public policies on education and the economy, and a factor that contributed to the migration process of the local youth, resulting in the weakening of the local culture. Thus this study aims to contribute to the enhancement of local culture, and raise youth awareness about the importance of the traditions that have been passed from generation to generation, making a descriptive record of existing cultural practices when they happen and why they are important in formation of the cultural identity of kalunga people. For theoretical background, we turn to scholars and theorists. Bogo (2009) Costa (2013), Haddad (2012), Molina and Sá (2012), Monteiro (2010), Rose 2013), Santos (2006) Tardin (2012).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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