Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiógenesNerisBenjamim.pdf252,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Futebol brasileiro : legitimando a atividade socioambiental
Autor(es): Benjamim, Diógenes Neris
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Disclosure voluntário
Responsabilidade social da empresa
Clubes de futebol
Sustentabilidade
Data de apresentação: 10-Jul-2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: BENJAMIM, Diógenes Néris. Futebol brasileiro: legitimando a atividade socioambiental. 2015. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho procura saber quais os clubes de futebol brasileiros evidenciaram as suas informações de responsabilidade social. Verifica quais e de que maneira foram evidenciadas essas informações, comparando-as com notícias divulgadas pela mídia nacional. Foram analisadas as informações de RSC dos disclosures voluntários disponibilizados Sport Club Corinthians Paulista, Clube de Regatas do Flamengo e Esporte pelas agremiações Clube Vitória. Trata-se de uma investigação descritivo-exploratória. Foi realizado um estudo de caso e utilizado a análise de conteúdo qualitativa, a fim de se alcançar os objetivos propostos pelo trabalho. Apresenta o índice KLD como medida de desempenho social da RSC. Tendo como base a literatura sobre RSC e a teoria da legitimidade, concluiu-se que os relatórios de 2012 a 2014 do Corinthians e 2013 de Flamengo e Vitória buscaram retratar mais fortemente à dimensão governança corporativa no meio futebolístico. Os clubes também buscaram divulgar a maioria das informações de caráter forte. Entendeu-se, também, que as informações foram direcionadas, principalmente, para patrocinadores, bancos e governo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons