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Título: Desempenho e expressão de competências : uma abordagem no serviço público federal
Autor(es): Lisboa, Wagner Lanna e Melo
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Trabalho - competências
Gestão por competências
Setor público - gestão de pessoas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: LISBOA, Wagner Lanna e Melo. Desempenho e expressão de competências: uma abordagem no serviço público federal. 2015. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo apresentado teve como objetivo principal investigar o impacto da aquisição e expressão das competências exigidas para o trabalho executado no âmbito da DIATE/BACEN sobre o desempenho dos servidores. Foi realizado primeiramente um mapeamento dessas competências, conforme metodologia proposta por Brandão e Bahry (2005). Realizou-se entrevistas com determinados servidores a fim de mapear essas competências. Após esse mapeamento, elaborou-se questionário que foi posteriormente aplicado a 35 servidores da coordenação. Esse questionário é composto por assertivas referentes a importância e domínio dessas competências, além de assertivas referentes ao desempenho. Os dados obtidos com os questionários foram tabulados e tratados estatisticamente. Com esses dados, concluiu-se que há de fato uma considerável lacuna entre a importância e o domínio das competências. Quanto ao desempenho, verificou-se que há déficit em relação a interação entre os grupos internos e externos de trabalho, bem como um aumento da percepção do impacto das ações desses servidores sobre a organização como um todo. As limitações resumem-se no fato de que o estudo foi realizado em apenas uma parte da organização, além de a amostra não ter conseguido abranger toda a população alvo do estudo. Para recomendações futuras, sugere-se realizar um estudo que consiga relacionar o efeito da lacuna de competências sobre o desempenho da população.
Abstract: The present study aimed to investigate the impact of the acquisition and expression of the skills required for tasks performed under the section of DIATE/Central Bank of Brazil, on the performance of the officials. At first, it was performed a mapping of these competencies, according to the methodology proposed by Brandão and Bahry (2005). Interviews with certain servers were conducted to map these competences. After this mapping, a questionnaire was elaborated and then applied to 35 officials of that section. The questionnaire consists of assertions regarding the importance of these skills and the mastery of them, and assertions concerning the performance. The data obtained from the questionnaires were tabulated and statistically analyzed. With this data, it was concluded that there is indeed a significant gap between the importance of skills and mastery of them. As for performance, it was found that there is a certain deficit with the interaction between the internal and external working groups, as well as a low level of awareness of the impact of the actions of these officials on the organization as a whole. The limitations are summarized in the fact that the study was performed in just one part of the organization, and the sample failed to cover the whole target population. For future recommendations, it is suggested to conduct a study that can relate the effects of the skills gap on the performance of the population.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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