Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/12059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AllandeSousaSilva.pdf687,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso terapêutico de atividades e o enfrentamento do sofrimento, da dor e a ressignificação do cotidiano durante o processo de hospitalização em uma paciente oncológica
Autor(es): Silva, Allan de Sousa
Orientador(es): Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
Assunto: Câncer - pacientes
Cuidados paliativos
Dor - controle
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: SILVA, Allan de Sousa. O uso terapêutico de atividades e o enfrentamento do sofrimento, da dor e a ressignificação do cotidiano durante o processo de hospitalização em uma paciente oncológica. 2015. 49 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetivou intervir junto a uma paciente em internação hospitalar oncológica impactando, através de intervenções terapêuticas ocupacionais, em seu cotidiano, favorecendo, assim, um melhor enfrentamento da experiência de internação através de ações centradas no sujeito e em suas atividades de vida diária. O relato conta com um conjunto de dez atendimentos em que trabalharam-se diversos objetivos entre eles o controle da dor, o enriquecimento do cotidiano, a oferta de orientações posturais que favoreceram mais conforto e alívio de sintomas e orientações aos familiares e acompanhante. Discutiu-se o uso de atividades previamente analisadas com o objetivo de adequarem-se às condições clínicas da paciente e de sua execução no leito hospitalar. Os atendimentos, que ocorreram junto a paciente e seus familiares e a discussão do caso permeou-se junto a orientação e membros da equipe multiprofissional como enfermeiros, médicos e psicólogas, o que favoreceu inclusive ações em conjunto. As principais conclusões foram reflexões quanto a importância de um atendimento mais humanizado no ambiente hospitalar, centrado na pessoa e não na doença, a importância de uma visão de cuidados integrais por parte da equipe e a valor do trabalho conjunto, principalmente quando se objetiva o combate ao sofrimento, controle da dor e sintomas de forma efetiva.
Abstract: This study aimed to describe an intervene with a patient in an oncologic hospital using occupational therapeutic interventions in her daily live. The intervention objective was help the patient to have a better hospital experience using actions centered on the client and in their activities of daily living. The case study has ten sessions with several goals including pain control, daily enrichment, provision of postural orientations favoring more comfort and relief of symptoms and guidance to families and companion. The use of activities previously analyzed was discussed previously in order to conform to the clinical condition of the patient and their implementation in the hospital bed. The sessions took place next to patients and their families and the case discussion is permeated with the guidance and members of the multidisciplinary team such as nurses, doctors and psychologists, which favored including actions together. The main conclusions were reflections about the importance of a more humanized care in the hospital, centered on the person rather than the disease, the importance of a vision of comprehensive care by the staff and the value of working together, especially when it aims to combat suffering, pain control and symptoms effectively.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2015.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons