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Título: Acessibilidade ambiental como campo de pesquisa da Terapia Ocupacional : uma revisão integrativa da literatura
Outros títulos: Environmental accessibility how search field of Occupational Therapy : an integrative review of the literature
Autor(es): Costa, Ana Caetana Siqueira
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Acessibilidade
Tecnologia assistiva
Barreiras arquitetônicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: COSTA, Ana Caetana Siqueira. Acessibilidade ambiental como campo de pesquisa da Terapia Ocupacional: uma revisão integrativa da literatura. 2015. 18 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: apresentar as evidências produzidas e publicadas em periódicos indexados das bases de dados referentes à acessibilidade ambiental como área de pesquisa da Terapia Ocupacional (T.O). Método: revisão integrativa da literatura sobre o tema acessibilidade ambiental como campo de estudo da Terapia Ocupacional no contexto brasileiro nos periódicos indexados de T.O e no Lilacs. Os descritores utilizados foram: tecnologia assistiva, barreiras arquitetônicas e acessibilidade isolados e combinados entre si publicados nos anos de 2005 à 2015 no idioma português. Resultados: 05 estudos foram encontrados, os quais focaram a análise de ambiente físico como escola, transporte público, agência bancárias e a percepção dos usuários e dos profissionais que trabalham nos serviços pesquisados. Os estudos levantaram demandas, sugerindo modificações e adaptações para tornar o ambiente mais acessível. Conclusão: O estudo aponta para a necessidade de mais investimentos da profissão em estudos na área.
Abstract: Objective: to present the evidence produced and published in journals indexed databases related to environmental accessibility as a research field of Occupational Therapy (OT). Method: integrative literature review on the topic environmental accessibility as Occupational Therapy field of study in the Brazilian context in indexed journals of TO and Lilacs. The descriptors used were: assistive technology, architectural barriers and accessibility isolated and combined published in the years 2005 to 2015 in the Portuguese language. Results: 05 studies were found, which focused on the physical environment analysis as school, public transport, banking agency and the perception of users and professionals working in the surveyed services. Studies have raised demands, suggesting modifications and adjustments to make the environment more accessible. Conclusion: The study points to the need for more investments in the profession studies in the area.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2015.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo disponível: Resumo, Abstract.
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