Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FlávioBorgesDias.pdf973,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência em licitações públicas : percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Dias, Flávio Borges
Orientador(es): Arruda, Guilherme Augusto Castelo Branco
Assunto: Administração pública
Licitação pública
Estudantes universitários
Data de apresentação: 31-Ago-2010
Data de publicação: 4-Nov-2010
Referência: DIAS, Flávio Borges. Transparência em licitações públicas: percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O desenvolvimento tecnológico tornou mais rápido e fácil o acesso a dados e informações relacionadas ao governo, que antes eram acessíveis a uma menor parcela da população. Com a proliferação dos meios de comunicação, a sociedade passou a deter mais ferramentas para efetuar o controle da Administração Pública. Esse processo gerou uma maior cobrança da sociedade por um melhor desempenho do Estado e também a necessidade de que ocorra a divulgação de ações realizadas pelo governo. Diante desse contexto, é fundamental que o Estado torne públicos os seus atos para que exista uma maior transparência na gestão pública. A população exige uma postura ética dos líderes do Estado e que estes atuem de acordo com os princípios constitucionais. Assim, os processos licitatórios devem transcorrer da melhor forma possível, sempre dentro dos parâmetros definidos pela lei nº 8.666/1993. Buscou-se analisar a percepção dos alunos graduandos de administração da Universidade de Brasília, visto que a universidade se propõe a formar líderes do mercado de trabalho, que adotam uma postura ética e transparente na gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Logo, torna-se importante conhecer a opinião dos futuros administradores, gestores públicos, possíveis líderes do mercado de trabalho, a respeito dos processos licitatórios, pois estes terão conhecimento e condições de tomar medidas necessárias para sanar as deficiências encontradas hoje na Administração Pública. Quanto à metodologia de pesquisa adotada, optou-se pela pesquisa quantitativa com aplicação de questionários com questões fechadas. Os resultados mostram que os estudantes, em geral, acreditam que a falta de transparência prejudica o controle feito pela sociedade, possuem desconfiança em relação às informações divulgadas relacionadas aos processos licitatórios. Ao final, observou-se que, de acordo com a percepção dos universitários, a ampla divulgação de todas as etapas das licitações públicas deve ser constante, a fim de que ocorra um efetivo controle da sociedade perante o Estado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1202
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons