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Título: Aos pássaros, o direito de voar : considerações sobre a formação e prática docente com base na experiência
Autor(es): Martinho, Clara Cabral Neves
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação
Professores - formação
Data de apresentação: 19-Set-2014
Data de publicação: 15-Fev-2016
Referência: MARTINHO, Clara Cabral Neves. Aos pássaros, o direito de voar: considerações sobre a formação e prática docente com base na experiência. 2014. 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho foi escrito com o objetivo de compreender como a reflexão sobre a experiência pode potencializar a formação e a prática docente, em torno da construção de uma educação pautada pela autonomia, corresponsabilidade e solidariedade. Uma escola que busque caminhos coletivos e individuais, dando à criança liberdade e espaços de criação, de brincar, de construir aprendizagem. Para subsidiar o apanhado teórico, buscou-se em Walter Benjamin (1985, 1993, 2002) o entendimento de experiência, do conhecimento, da narrativa, da temporalidade, da linguagem e da singularidade da infância; em Jorge Larrosa (2002, 2011, 2013) apoio para a discussão sobre experiência, trazendo questões afins com amorosidade, alteridade, princípios da liberdade e uma visão de busca da reconstrução da educação; e em José Pacheco (2011, 2012), os valores do ensino democrático, solidário, compartilhado e pautado na autonomia. A discussão neste trabalho também dialoga com a vivência prática no Projeto Autonomia dentro de uma Escola da Rede de Ensino do Distrito Federal. Ao final, em vez de conclusões definidas, são apontadas questões em que o processo de formação e da prática docente através da reflexão sobre a experiência está no cerne do que pode ser a educação que queremos: sem respostas ou soluções a aplicar em todos os espaços escolares, mas com a escola em constante reflexão de sua ação e teoria, com diálogo dos sujeitos envolvidos e a busca do compartilhamento do processo de construção de conhecimento coletivo com base nos valores que a norteiam, mostrando-se como espaço único e essencial de transformações; questões que se desenvolvem desde a formação e com a prática de professores. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was written with the goal of understanding how the reflection on experience can enhance the training and teaching practice, around the construction of an education whose looks, for autonomy, responsibility and solidarity. A school that seeks collective and individual ways, giving the child freedom and space to create, to play, to build learning. As a support for the theoretical overview, we turn to Walter Benjamin (1985, 1993, 2002) to understand experience, knowledge, narrative, timing, language and the uniqueness of childhood; to Jorge Larrosa (2002, 2011, 2013) for support in discussing experience, raising related questions on lovingness, otherness, principles of freedom and a vision quest for reconstruction of education; and to José Pacheco (2011, 2012) for the values of democratic teaching, solidarity, shared and based on autonomy. This paper also addresses dialogue with practical experience in the Autonomy Project in a school in the Federal District educational system. At the end, there are no conclusions, but questions pointed in the process of training and teaching practice through reflection on experience as the heart of what may be the education to which we aspire: without answers or solutions to be applied to every school setting, but with the school constantly reflecting on its theory and practice, dialogue between the players, and endeavoring to share the building of collective knowledge based on the values that guide it, appearing as an essential and unique space for transformations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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