Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaphaelDiegodeOliveiraBezerra.pdf590,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social e o tratamento da violência no Distrito Federal : uma experiência no PAV Orquídea Samambaia
Autor(es): Bezerra, Raphael Diego de Oliveira
Orientador(es): Santos, Marlene de Jesus Silva
Assunto: Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (PAV Orquídea)
Violência
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: BEZERRA, Raphael Diego de Oliveira. O serviço social e o tratamento da violência no Distrito Federal: uma experiência no PAV Orquídea Samambaia. 2015. 75 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. O presente trabalho se destina ao estudo da Violência no âmbito do DF e o atendimento às vítimas por parte dos profissionais em serviço social na área da saúde. Por meio do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (NEPAV) da Secretaria de Saúde, contando com uma Rede de Serviços de Atenção Integral a Saúde de Pessoas em situação de violência. O objetivo dos atendimentos é a intervenção nos agravos a saúde resultantes das situações de violência. Várias são as consequências na vida e na saúde física e mental das pessoas envolvidas nestas situações. Em particular, o caso do Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência – PAV Orquídea, vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, atende no Hospital Regional da Samambaia (HRSAM). Implantado na regional de Samambaia desde agosto de 2011, o qual tem como finalidade oferecer às pessoas em situação de violência, o atendimento integral e inter setorial de forma a contribuir para a redução da reincidência dos casos de violência. O público principal é constituído por mulheres, crianças e adolescentes. Os relatos mais frequentes sofridos por crianças e adolescentes referem-se a abuso sexual; pelas mulheres, a violência física e psicológica, geralmente provocadas pelo companheiro e entre os idosos, a violência física, psicológica e também a financeira, quando a aposentadoria é utilizada pelo familiar, sem nenhum benefício em prol do idoso. O Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência – PAV Orquídea – já realizou 942 atendimentos até o fim de 2012. Deste total, 83,75% foram situações envolvendo crianças e adolescentes; 15% mulheres e 1,25% idosos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons