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Título: Gênero e Diversidade na Escola – GDE : análise do conteúdo da formação continuada de professoras para lidar com as questões de gênero e sexualidades no ambiente escolar
Autor(es): Villar, Nayara Lemos
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Gênero e Diversidade na Escola (GDE)
Gênero - relações
Feminismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: VILLAR, Nayara Lemos. Gênero e Diversidade na Escola – GDE: análise do conteúdo da formação continuada de professoras para lidar com as questões de gênero e sexualidades no ambiente escolar. 2015. 84 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo pretendeu realizar a análise de conteúdo do curso Gênero e Diversidade na Escola ofertado por universidades federais como formação continuada à professoras/es da educação básica das escolas públicas brasileiras. Com o objetivo de identificar as principais correntes teóricas e análises críticas realizadas nos materiais nacionais disponibilizados pelos cursos, foram consideradas importantes autoras/es feministas, estudos de gênero e de sexualidades. Da mesma forma, buscou-se delinear a constituição histórica, social, econômica e política de dominação masculina, em que essa política pública foi construída, fazendo-se a crítica dos seus potenciais transformadores e desafios limitantes. Adotou-se a perspectiva Queer, a análise sobre perfomatividade, como teoria que mais se aproximaria para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Foi realizada uma análise documental do conteúdo do material nacional elaborado para a execução da política vinculada à SPM, SEPPIR, SECADI, CLAM e UAB, para se identificar se a base nacional do curso direcionava-o de modo apenas introdutório às questões analisadas. Foram definidas e localizadas categorias importantes no material para se sistematizar assuntos que mais foram abordados e outros que foram silenciados. Por fim, a pesquisa constatou que a política teve/tem o intuito de sensibilizar as/os professoras/es da educação básica. Mas ao mesmo tempo pretendeu dar recursos didáticos para que elas/es abordassem o tema com os alunos e alunas, o que demonstrou fragilidade, ao passo que se pretendeu sensibilizar, não se deu condições suficientes para dispô-las/los o conteúdo necessário para construir um debate com argumentos concisos em sala de aula.
Abstract: This essay was the product of a study about the content of the material used at the course of continuum education Gênero e Diversidade na Escola (Gender and Diversity at School) executed by federal universities to teachers of a primary and post primary education in Brazil. Intending identify the mainly theoretical current feminist and gender study and sexualities theories applied at the content, was analyzed and criticized with some important theories which argue about the condition of masculinity domination in the society. Using this point of view was analyzed the context historical, social, economic and political that the policies of gender was built, noticing progressing and developing possibilities opened with the policy, at the same time all the challenges linked. Therefore was adopted the Queer theory which was understood as the more important approach of the idea of a social justice and egalitarian society. Was defined study the content of the national material to identify if the base of the execution of the policy was too introductory considering the subject cited above. For the analyses were assumed categories of gender and sexualities to systematize which one was more frequently appearing or which one was disregard in the content. As conclusion of the found of the search, the purpose identified of the policy was to sensitive the educator for the theme of gender and sexualities. However also target to offer some didactic activities to stimulated the educators to introduce the students in those themes, which showed the fragilities of the content when didn’t really offer condition to the teachers argue about/with the necessary categories in a debate that would generate the subject with the students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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