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Título: O processo de construção da autonomia em ambientes educativos : a proposta inovadora da escola da ponte
Autor(es): Ramos, Amanda Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Dispositivos pedagógicos
Aprendizagem
Autonomia escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: RAMOS, Amanda Rodrigues. O processo de construção da autonomia em ambientes educativos: a proposta inovadora da escola da ponte. 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda o processo de construção da autonomia em ambientes educativos inovadores, pautando-se na proposta da Escola da Ponte, em Portugal. Teve como objetivo investigar o processo de ensino/aprendizagem e, em especial, os dispositivos pedagógicos utilizados na Escola da Ponte e como estes contribuem para a constituição de sujeitos mais autônomos. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre o conceito de autonomia com base em autores como Piaget (1994), Gadotti (1992), Freire (1979) e Pacheco (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio da Análise Documental, Observação não participante e reconstrução de um Diário de Campo. Apresentou-se a proposta de educação inovadora da Escola da Ponte, caracterizando-se a sua prática de ensino/aprendizagem e os seus dispositivos pedagógicos, no sentindo de compreender o processo de desenvolvimento da autonomia dos educandos. Assim, com base na prática educativa dessa escola, foi possível compreender a autonomia como valor fundamental para uma educação que se preocupe com a formação do indivíduo enquanto ser integral e sujeito do seu próprio processo formativo, que estimule o autoconhecimento, a curiosidade, a cooperação e respeite as características singulares de cada sujeito. Refletiu-se ainda acerca do papel da escola na sociedade contemporânea, seus objetivos e valores. Ao compreender a dinâmica pedagógica da Escola da Ponte, foi possível conjecturar sobre a construção da escola pública pautada na aprendizagem colaborativa e significativa, geradora de sujeitos mais autônomos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work addresses the autonomy-building process in educational environments, based on the novel proposal of the “Escola da Ponte”, a Portuguese school. It aims to investigate the teaching/learning process, especially the pedagogical devices applied by the “Escola da Ponte” school and how they aid in the construction of more autonomous subjects. To achieve that goal, a theoretical reflection on the concept of autonomy was made, based on authors like Piaget (1994), Gadotti (1992), Freire (1996) and Pacheco (2011). The methodology consisted of qualitative research, through Document Analysis, non-participant observation and reconstruction of a Field Diary. The innovative educational proposal of the “Escola da Ponte” school was shown, illustrating its teaching/learning practice and pedagogical devices, with hopes to better understand the autonomy development process of learners. Thus, based on practical experience, it was possible to grasp autonomy as a key value of an education process that values the learner’s formation as a complete being, master of its own learning development, fostering self-knowledge, curiosity and cooperation, respecting the individual characteristics of each subject. It also reflected on the school’s role in contemporary society, its goals and values. By understanding the pedagogical dynamic of the “Escola da Ponte” school, it was possible to speculate about building a public school system based on collaborative and meaningful learning, which is able to generate more autonomous individuals.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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