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https://bdm.unb.br/handle/10483/11969
Título: | Ensino de história e o ensino de geografia : teoria e prática |
Autor(es): | Silva, Kíssila Garcia Cândido |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Escolas públicas História - estudo e ensino Geografia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 7-Jul-2015 |
Data de publicação: | 13-Fev-2016 |
Referência: | SILVA, Kíssila Garcia Cândido. Ensino de história e o ensino de geografia: teoria e prática. 2015. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Considerando a importância das disciplinas de história e de geografia para o pleno desenvolvimento dos sujeitos, a presente pesquisa aborda uma discussão sobre o modo como estes componentes curriculares obrigatórios estão sendo operacionalizados nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública do Distrito Federal. Desse modo, este trabalho se insere numa perspectiva qualitativa e utiliza como métodos de coleta de dados: a observação participante, análise documental e a entrevista estruturada. A temática está contextualizada na introdução, onde estão descritos os objetivos gerais e específicos, e evidenciada a questão problema. No referencial teórico mencionamos Bittencourt (2009), Callai (2005), Fonseca (2005), Goodson (1995), Leite (2011), Sacristán (2000) e Silva (2005) que são algumas referências literárias do currículo, realidade escolar e, também, do ensino de história e de geografia. Na metodologia, mencionamos o tipo da pesquisa, a caracterização da instituição e dos participantes, a descrição dos instrumentos de pesquisa e descrição dos procedimentos de coleta. Na análise dos resultados observamos que o ensino de história e o ensino de geografia não estão sendo contemplados no cotidiano escolar. Dentre as principais razões desta ausência, encontram-se: a supremacia de conteúdos e atividades de português e matemática; a carência de um planejamento pedagógico específico para o ensino de história e de geografia; à falta de domínio das docentes em relação aos conceitos e conhecimentos das duas disciplinas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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