Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LuisaMagalhãesPaz.pdf569,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de competências no setor público : competências comuns a gestores de organizações públicas federais
Autor(es): Paz, Luisa Magalhães Coelho Ávila
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Serviço público - administração de pessoal
Gestão por competências
Formação profissional
Servidores públicos
Data de apresentação: 1-Dez-2009
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: PAZ, Luisa Magalhães Coelho Ávila. Gestão de competências no setor público: competências comuns a gestores de organizações públicas federais. 2009. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A importância do elemento humano nas organizações atuais é mais valorizada a cada dia. Este fator é perceptível na evolução dos modelos de gestão de pessoas que prezam pelo desenvolvimento e pela integração estratégica de seus subsistemas, a exemplo do modelo de gestão por competências. As organizações públicas brasileiras também caminham no sentido de modernizar e profissionalizar seus servidores por meio da adoção do conceito de competências nas diretrizes para o desenvolvimento de pessoal, instituído pelo Decreto nº 5707, de fevereiro de 2006. Este trabalho tem como objetivo identificar as competências comuns aos dirigentes de instituições do setor governamental brasileiro, avaliando as diferentes metodologias utilizadas para seus mapeamentos. Foram analisados os mapeamentos elaborados para duas instituições públicas federais de naturezas distintas, sendo uma delas representante da administração direta e atuante na área da educação, e outra representante da administração indireta, caracterizada como agência executiva. A análise das competências foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas presenciais embasadas em roteiro semi-estruturado. Foram entrevistados os responsáveis pelo mapeamento das competências nas duas organizações, no intuito de avaliar as técnicas de mapeamento e descrição utilizadas. Os projetos ocorreram sob a coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável tanto pelo mapeamento como pela elaboração de planos de desenvolvimento das competências identificadas para os dirigentes. Optou-se pela metodologia de descrição que busca expressar as competências sob a forma de referenciais de desempenho que traduzem comportamentos observáveis no ambiente de trabalho. Ao todo foram analisadas 52 competências, consideradas prioritárias para as duas organizações. Identificou-se 10 competências genéricas comuns aos dirigentes das organizações. Elas se relacionam mais fortemente às habilidades e atitudes indispensáveis ao papel de dirigentes e à natureza especial do serviço público, como a liderança, orientação para resultados e desenvolvimento de pessoas e apresentam-se semelhantes mesmo diante de divergências de técnicas de mapeamento e natureza estrutural das instituições. Os resultados encontrados corroboram estudos semelhantes realizados anteriormente que também apontam as competências comuns voltadas às dimensões de habilidades e atitudes. As competências comuns arroladas nesta pesquisa constituirão base para a ENAP avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um módulo de capacitação inicial comum voltado para dirigentes da administração pública. Para próximos estudos vê-se a necessidade de incluir a análise de competências de outras instituições, ampliando a amostra utilizada nesta pesquisa, e priorizando a seleção de instituições de caráter diverso das já analisadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1195
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.