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Título: A educação a distância na capacitação dos servidores da UnB : um estudo de caso do curso "elaboração de conteúdo impresso para EaD"
Autor(es): Mota, Joel de Castro
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação
Educação à distância
Capacitação profissional
Data de apresentação: 13-Jul-2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: MOTA, Joel de Castro. A educação a distância na capacitação dos servidores da UnB: um estudo de caso do curso "elaboração de conteúdo impresso para EaD". 2015. 92 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação promoveu mudanças significativas no campo das relações sociais, permitindo o acesso rápido e quase imediato a dados, notícias e informações. A evolução tecnológica tem contribuído também para avanços na área da educação ao diminuir as barreiras e possibilitar a formação de indivíduos que se encontram limitados pelo tempo e pela distância. A modalidade a distância, por meio do e-learning, tem sido um meio utilizado principalmente nos ambientes corporativos para oferecer cursos de capacitação aos profissionais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a utilização da modalidade a distância na capacitação dos servidores da Universidade de Brasília (UnB), processo conduzido pela Coordenadoria de Capacitação e Educação (PROCAP) do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). A pesquisa busca identificar características do público-alvo dos cursos, as ferramentas tecnológicas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, e os processos pedagógicos e recursos educacionais envolvidos. Como base teórica do trabalho, recorremos às contribuições de Belloni (2009), Kenski (2003; 2009), Almeida (2009), Santos (2009), Valente (2010), dentre outros autores. Para alcançar os objetivos, realizamos um estudo de caso no curso Elaboração de conteúdo impresso para EaD, promovido pela PROCAP no primeiro semestre de 2015. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos servidores que participaram do curso a distância são jovens, com pouco tempo de serviço na instituição e possuem nível superior. Optam pela EaD pela flexibilidade de estudo e facilidade de acesso. A sensação de isolamento devido à ausência de contato físico com professores e alunos é apontada como uma desvantagem da modalidade. A pesquisa mostra ainda que os cursos a distância têm sido ofertados, prioritariamente, para o desenvolvimento de competências fundamentais, no âmbito da formação geral. Quando se trata de competências específicas, mais relacionadas ao ambiente de trabalho do servidor, as ações de capacitação são realizadas por cursos presenciais. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The distance mode has helped to bridge the gap between the need for initial and continuing training and the real possibility of having access to higher education ever closer and possible. This work was motivated by the need to analyze the use of distance mode in skilled workers from the University of Brasilia (UnB) in a course conducted by the Coordination for Training and Education (PROCAP/UnB) of the Deanery of Personnel Management (DGP/UnB). The research seeks to identify the target audience characteristics of the courses, the technological tools used in virtual learning environment Moodle, as a forum, glossary, task, and educational resources involved. To achieve the objectives, there was an exploratory research, using bibliographic and documentary as well as carrying out semi-structured interviews and a case study of the course "Content Preparation printed for distance education" promoted by PROCAP and implemented by the Centre Distance Education - CEAD / UNB in the first half of 2015. The results show that most servers who attended the distance-learning course at UnB are young, with little seniority in the institution and hold a university degree. Opting for distance education study by the flexibility and ease of access. Respondents indicate that the sense of isolation due to lack of physical contact with teachers and students is a disadvantage of the sport. The survey also shows that in the distance learning courses offered by PROCAP, the contents have been primarily targeted skills development in distance education, and that, strictly speaking, do not apply in the context of activities performed by servers. When it comes to specific skills, more related to the server's desktop, the training activities are carried out by on-site courses which points to the need to broaden the debate on the distance mode in initial and continuing training of servers in UnB.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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