Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FernandaSilvaCunha.pdf586,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo na terceira idade : investigação da atuação do setor turístico de Brasília
Autor(es): Cunha, Fernanda Silva
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Turismo
Brasília (DF) - turismo
Terceira idade
Data de apresentação: 30-Ago-2010
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: CUNHA, Fernanda Silva. Turismo na terceira idade: investigação da atuação do setor turístico de Brasília. 2010. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. 89 f.
Resumo: O aumento da proporção de idosos na população tem se revelado uma tendência demográfica mundial. Tal fato tem levado a sociedade e o mercado à maior atenção e empenho em atender este novo grupo de consumidores potenciais, com necessidades e desejos específicos. O aumento da população idosa e o crescimento da renda desse grupo, somados ao interesse por viajar e à disponibilidade de tempo, indicam que a terceira idade seja um segmento emergente com potencial a ser explorado pelo setor de turismo. A orientação para o mercado é a capacidade de entender clientes e satisfazê-los. Nesse sentido é essencial que as empresas busquem conhecer o perfil e entender o comportamento de consumo da terceira idade, visto que o conhecimento do público- alvo é fator crítico para atender e superar as expectativas dos clientes. O objetivo deste estudo é analisar se o setor turístico de Brasília está preparado para atender às demandas dos consumidores da terceira idade. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com 18 participantes, entre empresas e associações representativas, que compõem os setores de agência de viagens, hotelaria e alimentação. A pesquisa mostrou que os pesquisados percebem o potencial do segmento, no entanto a atuação ainda não está direcionada para atendê-lo. Poucas pesquisas são feitas para conhecer o perfil e as necessidades da terceira idade, mas ainda assim a oferta de produtos e serviços está de acordo com suas necessidades, pois a experiência e o contato com o cliente no dia a dia são a maior base para a elaboração da oferta turística.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1193
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons