Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MariaTeodoraFariasTraldi.pdf946,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento, bem-estar e satisfação no trabalho : a experiência dos professores de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Traldi, Maria Teodora Farias
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Professores universitários
Satisfação no trabalho
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 2-Dez-2009
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: TRALDI, Maria Teodora Farias. Comprometimento, bem-estar e satisfação no trabalho: a experiência dos professores de Administração da Universidade de Brasília. 2009. 90 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo precípuo desta pesquisa foi investigar a relação entre a variável “comprometimento organizacional” e as variáveis “bem-estar no trabalho” e “satisfação no trabalho”. Acredita-se que quanto maior o nível de comprometimento organizacional, maiores sejam os níveis de bem-estar no trabalho e satisfação no trabalho. Essa pesquisa consiste em um estudo explicativo, quantitativo e transversal e foi realizada junto aos professores que lecionam ao menos uma disciplina de Administração na Universidade de Brasília. Os resultados obtidos por regressões múltiplas mostraram que o comprometimento organizacional afetivo contribuiu para a explicação e apresentou relações positivas com as dimensões “afetos positivos” e “realização” do bem-estar no trabalho, assim como com a “satisfação com os colegas”, com a “satisfação com a natureza do trabalho”, com a “satisfação com a chefia” e com a “satisfação com as promoções”. O comprometimento organizacional afetivo apresentou relação negativa com a dimensão “afetos negativos” do bem-estar no trabalho. O comprometimento organizacional na base calculativa explicou a “satisfação com o salário”, a “satisfação com a chefia” e a “satisfação com as promoções”. O comprometimento organizacional na base normativa explicou a “satisfação com o salário”. Este trabalho pode contribuir tanto para a produção acadêmica da área do comportamento organizacional como para a gestão dos professores pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1192
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.